O material do deck é o que torna a superfície um elemento de decoração e garante a sua funcionalidade. Mas, para escolher entre madeira ou PVC, é preciso avaliar o preço, a durabilidade, a praticidade e a segurança.
O deck – que é utilizado em áreas externas e, principalmente, de lazer – está presente em diferentes áreas das casas: piscinas, churrasqueiras, varandas ou mezaninos. De PVC ou madeira, o piso é um item de decoração. Para escolher o melhor material, no entanto, é preciso avaliar os prós e contras de cada um.
O deck de PVC, que é impermeável, pode ser perigoso em algumas situações. “O PVC é escorregadio e, se for instalado em áreas grandes, como em uma churrasqueira, por exemplo, pode sofrer deformações. Ele pode ser usado em áreas pequenas, como varandas”, diz Adilene Rodrigues, designer de interiores.
Em contrapartida, o deck de madeira não é prático: “precisa estar sempre limpando o deck de madeira, já que o mofo, a umidade e a sujeira podem degradar o material”, afirma a designer. A durabilidade do produto também não apresenta vantagem com relação ao PVC, que é resistente ao ataque de cupim e não mofa. “A madeira dura bem menos porque é degradada pela poeira, pelo vento e pela maresia. Em um ano sem manutenção e limpeza, o piso pode estar completamente degradado”, diz Adilene.
+Tapetes renovam a decoração de casas e apartamentos
É preciso analisar quais são as prioridades do ambiente na hora de escolher o material. Os preços dos dois são quase iguais, mas a “sensação” é muito diferente: “o deck de madeira tem a vantagem de manter uma temperatura agradável. Mesmo com o sol forte batendo nele, é possível andar descalço sobre o piso. Ele também é mais aconchegante”, diz Adilene Rodrigues.
O PVC, no entanto, é um material sustentável. Já a extração de madeira só pode ser considerada ecologicamente correta se for de lei e proveniente de manejo sustentável.