Para quem deseja construir de forma rápida e sustentável uma alternativa é o eucalipto tratado. Há possibilidade de criar gazebos, sacadas, quiosques, estruturas, casas, mirantes, telhados e pérgolas.
No caso desse último, o elemento decorativo pode ser usado em casas ou empresas e podem ser cobertos com vidros, telhas ou policarbonato. Decks e mezaninos de são formas de aproveitar desníveis de terreno.
Quem possui alguma estrutura em eucalipto sabe o quão econômica e de montagem simples a matéria-prima é. A economia pode ser de 20% no orçamento final. Belo e rústico, o eucalipto tratado é uma alternativa viável para construções despojadas e funcionais.
Outra vantagem é que a estrutura não precisa de acabamentos como é o caso do concreto armado. Uma opção é misturar a construção com partes em eucalipto e partes em concreto, afinal o moderno e o rústico combinam perfeitamente quando colocados na medida certa.
O eucalipto combina muito com casas na praia, próximo à vegetação e está muito ligado à sustentabilidade. Existem diversas construções em eucalipto combinadas com teto verde, aquecimento solar, filtros para que a água dos vasos sanitários se tornem bio fertilizantes, ou seja, tudo em prol da preservação dos recursos naturais sem deixar de lado a sofisticação e beleza.
Existem mais vantagens: o material é resistente, renovável, possui bom isolamento térmico e acústico. Durante a construção, o eucalipto gera pouca sujeira e também pode ser trabalhado quando chove, diminuindo o tempo de trabalho.
O material é resistente tanto a intempéries como ações de insetos ou fungos, afinal também podem ser utilizados elementos de proteção no material para que aumente sua durabilidade. Algumas formas são drenagem rápida, beirais compridos, ventilação e concentração da umidade. Tem possibilidades de criação em dimensões limitadas somente pela geometria das peças.
Outro ambiente aonde também é usado o eucalipto tratado é no campo, para confecção de porteiras e cercas, por exemplo. Por meio da tecnologia da preservação é possível manter o eucalipto conservado mesmo em ambientes mais agressivos como é o caso do campo. Além de, é claro, combinar visualmente com o local.
Quanto ao cultivo do eucalipto, ele possui tão bom desempenho quanto algumas nativas e reduz a pressão nelas, facilitando a utilização sustentável.